Programação realizada no XIV Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
Data do evento: 17 a 21 de fevereiro de 2025
Conferência de Abertura: 17 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Mesas de Debates: 18, 19, 20 e 21 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Local: dias 17, 18 e 19 no Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP
dias 20 e 21 na Casa do Lago - UNICAMP
Comunicações: 19 e 20 de fevereiro (presencial); 21 de fevereiro (online) das 9:00 às 12:30hs
Local: Salas do Pavilhão Básico - UNICAMP
Abertura: Poética e Treinamento do Grupo Labirion Officine Transversali
17 de fevereiro de 2025 – Segunda-Feira
O Labirion Officine Trasversali é um centro de Pesquisa, Formação e Produção Teatral com sede em Roma – Itália, fundado e dirigido por Valerio Leoni (diretor, dramaturgo e formador) e Sofia Guidi (atriz, diretora e formadora). O trabalho da companhia desenvolve-se na fronteira entre o teatro físico e o teatro minimalista com incursões nas Artes de Rua e em ações poéticas proporcionadas pelas novas tecnologias, especialmente no domínio das artes visuais digitais. Na abertura do simpósio, os fundadores do centro de pesquisa realizarão uma demonstração prática dos processos, poéticas e treinamento do grupo.
Mediação: Ricardo Puccetti (LUME – UNIACAMP)
Mesa 01 – Criando espaços de intimidades: a arte rompendo fronteiras
18 de fevereiro de 2025 - Terça-Feira
Palestrantes: Jorge Lopes Ramos (Universidade de Greenwich - Inglaterra), Tania El Khoury (Center for Human Rights & the Arts – EUA) e Elton Panamby (UERJ)
Mediação: Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)
O intuito dessa mesa é colocar em foco experiências interativas que utilizam a performance, o jogo e/ou a tecnologia em seus modos de acionamento. Cultivando estratégias de contato que prezam pela interatividade, intimidade e conexão, convocando o público para dentro da obra, como cocriador de sentidos.
Mesa 02 – Especificidades do território artístico no contexto da pesquisa acadêmica
19 de fevereiro de 2025 – Quarta-Feira
Palestrantes: Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias (Universidade de Lisboa – Portugal), Angela María Chaverra Brand (Universidade de Antióquia – Colombia) e Bya Braga (UFMG)
Mediação: Renato Ferracini (LUME - UNICAMP)
A pesquisa artística apresenta muitos problemas específicos. Um deles – apenas um já imenso! - é o borramento entre a experiência desse acontecimento poético e o pensamento conceitual. No contexto acadêmico temos a real necessidade de aliança entre esses planos e ao mesmo tempo, de forma contraditória, a convivência com a impossibilidade de sua fusão ou síntese. A aliança entre o pensamento conceitual e o acontecimento estético não deveria ser da ordem do PENSAR SOBRE (a arte), mas deve estar no plano do PENSAR COM (a arte). A ideia do PENSAR SOBRE pode nos levar à imagem equivocada do pensamento conceitual ser o aval do acontecimento estético ou, pior, sua suposta tradução conceitual. Estamos capturados aqui em uma área compartimentalizada na qual o conceito produz pensamento e a arte produz criação. Já no PENSAR COM, afirma-se o caráter criativo de ambos os planos e garante o modo de pensamento autônomo que cada superfície possui. Ambos são criativos, ambos são pensamentos! Como essa especificidade do território artístico pode promover uma ampliação do que se entende por pesquisa no âmbito acadêmico no presente e no futuro?
Mesa 03 – Pedagogias Insubordinadas
20 de fevereiro de 2025 – Quinta-Feira
Palestrantes: Fernando Villar (UnB), Thaise Nardim (UFT), Denise Pereira Rachel (UNESP)
Mediação: Raquel Scotti Hirson (LUME – UNICAMP)
Criar instabilidades. Abrir espaço para práticas de desobediências criativas. Descontruir padrões. Modos de resistir e agir. Afetar e ser afetado. Questionar. Provocar. Compor com afeto. Dançar com as incertezas. A mesa propõe o encontro entre pesquisadores interessados em pensar e produzir processos pedagógicos que provoquem fissuras em saberes estabelecidos e hierarquizados e seus modos de composição e aprisionamento. Artistas que em suas experimentações assumem o risco e a incerteza como premissas, promovendo/ experimentando/pluralizando práticas de liberdade.
Mesa 04 – LUME: 4 décadas de utopias e heterotopias
21 de fevereiro de 2025- Sexta-Feira
Palestrantes: Alice Possani (UNICAMP), Melissa Lopes dos Santos (UFRN), Adriane Gomes (UEL) e Janko Navarro (Universidade da Costa Rica)
Mediação: Carlos Roberto Simioni (LUME - UNICAMP)
No ano de 2025 o LUME completa 40 anos de idade, pesquisa e criação! 40 anos de suor, 40 anos de tatear, 40 anos de surpresas, 40 anos de quero mais, 40 anos de saberes e não saberes, 40 anos de busca, 40 anos de construção diária, 40 anos de mais um ano, 40 anos de coletividades singulares, 40 anos de singularidades coletivas, 40 anos de um dia de cada vez, 40 anos de sonhos, 40 anos de história para mais futuro, 40 anos de ir sendo, e para isso convida artistas professores que atuam em 4 importantes universidades para dizer da influência hoje, do LUME, na pedagogia e pesquisa artística da arte presencial.