Programação realizada no XII Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas
Todas as mesas foram realizadas das 14:00 às 18:00 de forma presencial e transmitidas ao vivo pelo youtube
Mesa 01 – Cena e Meditação
27 de fevereiro de 2023
Abordagens sobre formas de sistematização de procedimentos de treinamento para artistas da cena, envolvendo práticas contemplativas conectadas à experiência meditativa, em sentido laico, mas também em conexão ao Budismo, sua filosofia, ética e prática. As discussões desta mesa giram em torno de pesquisas de processos e de criações cênicas que combinam o cultivo do silêncio em estados do corpo-em-ação e as práticas teatrais.
Convidades: Deborah Kathleen Middleton (Irlanda), Anna Tzakou (Grécia), Ilana Gorban (Brasil/Inglaterra)
Mediação: Raquel Scotti Hirson (LUME - UNICAMP)
Mesa 02 – Arte e Política
28 de fevereiro de 2023
O que faz a arte ser resistência política? Por que a arte resiste? A que a arte resiste? Se pensarmos em resistência como re-existência, ou seja, a invenção de outros afetos possíveis, a reinvenção de outros modos imagináveis de vida, qual seria o papel fundante da arte nessa ação vital?
Convidades: Ricardo Kosovski (UNIRIO), Miguel Wady Chaia (PUC-SP), Judson Forlan Gonzaga Cabral (PUC-SP)
Mediação: Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)
Mesa 03 – As artes presenciais no norte do Brasil
01 de março de 2023
A mesa pretende nos colocar diante da realidade das artes presenciais realizadas na região Norte do país e suas especificidades cênicas, suas diferenças e contradições. Com isso, levanta questões complexas de como escapar da estrutura colonialista brasileira, que centraliza a produção no sul e no sudeste do país. Qual tem sido o papel dos cursos superiores de teatro localizados na região como críticos dessa estrutura colonialista brasileira?
Convidades: José Flávio Gonçalves da Fonseca (UNIFAP), Leonel Martins Carneiro (UFAC), Luiz Davi Vieira Gonçalves (UEA)
Mediação: Renato Ferracini (LUME - UNICAMP)
Mesa 04 – O Afro nas artes cênicas
02 de março de 2023
Seguindo as discussões de um importante GT da ABRACE, “O afro nas artes cênicas” a mesa explorará os caminhos de "epistemologias pretas", ligadas a conceitos de ancestralidade, experiência, motrizes, encruzilhada, zonas liminares das linguagens cênicas, para além da hegemonia eurocêntrica, que não dá conta de refletir e entender as perspectivas estéticas negras.
Convidades: Marianna Francisca Martins Monteiro (UNESP), Franciane Salgado de Paula (UNESP), Osvaldice de Jesus Conceição UNICAMP)
Mediação: Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)