Palestras e Debates
Inscreva-se até 25/02/2026
​
As palestras e debates do simpósio acontecem no período da tarde – entre 14:30 e 18:30. Tem como ponto aglutinador a reflexão cênica contemporânea: a partir dessa questão ampla e central, geram-se temas diários de relevância para o discussão cênica na atualidade com o intuito de balizar e problematizar o debate a partir do foco escolhido.
A mesa de debates composta por dois ou três pesquisadores/artistas convidados e um pesquisador/artista mediador. Cada convidado tem de 20 a 30 minutos para expor suas reflexões sobre o tema proposto. Após e exposição o mediador faz uma pergunta comum para todos. Depois de responderem, abre-se para um debate com o público presente. Cabe ressaltar que essa formatação é apenas uma proposição. Sugere-se ao mediador, para além de apenas se atentar a organização temporal, ser proativo no sentido de propor, se desejar, outras formas, dinâmicas e transgressões.
​
Para o ano de 2025 as mesas serão realizadas de forma presencial e serão transmitidas ao vivo pelo youtube.
​



Comunicações
Inscreva-se até 11/01/2026
Receberemos inscrições de resumos para comunicação para os temas vinculados aos dias de discussão, e também temas livres, a saber:
-
Levar a paisagem consigo: diálogos entre presença, criação e ambiente
-
A escrita como ação artística na pesquisa acadêmica
-
Masculinidades em Cena: Performatividades em jogo, rupturas e utopias
-
Teatralidade e Performatividade: duas faces da mesma moeda?
-
Outros Temas
Os resumos serão avaliados pelo conselho consultivo e aqueles aprovados serão divididos por assuntos comuns dentro das temáticas de cada um. As apresentações serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2026 no formato presencial ou online para aqueles que optarem por essa modalidade. As comunicações serão realizadas no período matutino, das 09:00 as 12:30, em grupos presenciais ou on-line mediados pelos próprios membros.
​​​
Para participação no Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas o pesquisador deverá submeter sua proposta conforme as normas definidas disponíveis no momento da inscrição. É permitida a submissão de mais de um trabalho individual ou em grupo pagando somente uma inscrição. Somente os trabalhos inéditos, submetidos dentro do prazo e de acordo com as regras de formatação serão apreciados.
As apresentações de trabalho ocorrerão nos seguintes formatos:
a) Comunicação oral (15 minutos);
b) Comunicação Performativa (15 minutos)
As comunicações aprovadas serão divulgadas por email e estarão organizadas em salas a partir de meados de janeiro em sua área no Even3.
Sobre a Jornada
A Jornada Internacional Atuação e Presença acontece de forma contínua desde 2010 na sede do LUME – UNICAMP e aglutina vários eventos práticos e teóricos organizados pelo núcleo no mês de fevereiro a saber: o Simpósio Internacional Reflexões da Cena Contemporânea, os Cursos de Fevereiro e o Terra LUME. Portanto, o mês de fevereiro é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais. Vale ressaltar que um dos procedimentos de praxe da equipe de atores-pesquisadores do LUME - desde sua criação em 1985 - é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados.
​
A agenda busca contemplar alguns temas, em certa medida, recorrentes ao debate contemporâneo da comunidade artística, mas que podem ser problematizados num formato dinâmico de interfaces de reflexão. De fato, esse nos parece o caminho mais eficiente no esforço de construir um campo verdadeiramente potente de atualização do debate sobre as artes da cena e performativas: posicionar tais temas não como eixos de discussão autônomos, mas como núcleos móveis de provocações que se atravessam, se ultrapassam e desdobram a experiência do encontro físico em si.
Nesse sentido, a qualidade de acesso ao encontro torna-se ponto fundamental. Nas primeiras edições, acreditávamos que o recorte de público seria especializado, mais restrito aos profissionais das artes do corpo ou das artes em geral. Hoje, sabemos que o simpósio é a oportunidade de organizar um plano muito mais potente de produção de saberes para além das estratificações pensadas nos planejamentos originais, posto que os debates movimentam campos de interesse diversos em torno das questões de criação. Portanto, estendemos nosso encontro não apenas aos docentes e discentes da UNICAMP, instituição sede, e aos pesquisadores em geral; mas, a toda comunidade de criadores e artistas indistintamente.
Abriremos, ainda, a possibilidade de apresentação de trabalhos (comunicações orais) de pesquisa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate.



Sobre o Simpósio
Coordenação Geral
Dr. Renato Ferracini (LUME – UNICAMP / PPG Artes da Cena - UNICAMP)
Promoção Institucional
LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP
Programa de Pós Graduação em Artes da Cena – PPG Artes da Cena – IA - UNICAMP
Comissão de Organização
Dr. Renato Ferracini, Dra. Ana Cristina Colla, Dra. Raquel Scotti Hirson
Conselho Consultivo
Dra. Ana Cristina Colla
Dra. Melissa dos Santos Lopes
Dra. Raquel Scotti Hirson
Dra. Patrícia Leonardelli
Comitê Assessor Artístico e Científico Internacional
Dra. Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)
Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (DACO - UNICAMP)
Dr. Cassiano Sidow Quilici (DAC - UNICAMP)
Dr. Matteo Bonfitto (DAC - UNICAMP)
Dra. Melissa dos Santos Lopes (UFRN)
Dr. Paulo Felipe Monteiro (Univerisidade Nova de Lisboa - Portugal)
Dra. Patrícia Leonardelli (UFRGS)
Dr. Patrick George Warburton Campbell (Universidade de Manchester - Inglaterra)
Dra. Christel Stalpaert (Universidade de Ghent - Bélgica)
Dra. Raquel Scotti Hirson (LUME - UNICAMP)
Dr. Renato Ferracini (LUME - UNICAMP)
Dra. Verônica Fabrini (PPGADC - UNICAMP)
​​
Projeto Gráfico
Arthur Amaral
​​
Registro Audiovisual e Transmissão Online
Alessandro Poeta Soave
Fomento à Pesquisa 2026
FAPESP, CAPES
Programação Geral PREVISTA 2026
A Programação abaixo é PREVISTA sujeita a alterações até a data do evento
​
Data do evento: 23 a 27 de fevereiro de 2026
​
Conferência de Abertura: 23 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Mesas de Debates: 24, 25, 26 e 27 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Local: Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP
​
Comunicações: 25 e 26 de fevereiro (presencial); 27 de fevereiro (online) das 9:00 às 12:30hs
Local das Comunicações Presenciais: Salas do Pavilhão Básico - UNICAMP
​
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
23 de fevereiro de 2026 – Segunda-Feira
Conferencista: Dariusz Kosiński (Faculty of Polish Studies of the Jagiellonian University, the Institute of Polish Studies Glottodidactics)
Mediação e Tradução do Polonês: Maciej Rozalski (CECULT - UFRB)
​
A conferência abordará a vida e a obra de Jerzy Grotowski apresentando o percurso criativo do artista - desde as suas primeiras tentativas de encenação em Cracóvia, passando pelo chamado período de espectáculos em Opole e WrocÅ‚aw, a experiência do pratheatre e do Teatro das Fontes, bem como o trabalho realizado em torno do Drama Objetivo, até à procura da “arte como veículo” no Centro de Trabalho de Jerzy Grotowski e Thomas Richards em Pontedera, Itália. O núcleo da conferência, será, no entanto, a história da vida criativa de Grotowski, a partir de eventos significativos, informações sobre pessoas e fenómenos que influenciaram o trabalho futuro do artista.
Mesa 01 – Levar a paisagem consigo: diálogos entre presença, criação e ambiente
24 de fevereiro de 2026 – Segunda-Feira
Palestrantes: Genevieve Hyacinthe (California College of the Arts - CCA) , Eduardo Marandola Jr (UNICAMP), Casé Angatu Xukuru Tupinambá (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC).
Mediação: Moacir Romanini Junior (LUME – UNICAMP)
A paisagem – em sua multiplicidade de acepções – é ponto de partida para este debate quese propõe a amplia r os estudos nas Artes da Cena que abordam as relações entre espaço criação. Para tanto, busca-se em reflexões de diferentes campos do saber, bem como nas práticas das artes presenciais em que o lócus é matriz criativa, com-posições políticas estéticas que afastam a dicotomia entre ser e paisagem para o surgimento de uma relação ética de vivência-ao-lado: uma pele-ambiente. De que forma pesquisadores(as) vêm elaborando práticas e teorias que não separam corpo e território, mas os entendem como uma ecologia compartilhada de afetos, presenças e memórias?
Mesa 2 - A escrita como ação artística na pesquisa acadêmica
25 de fevereiro de 2026 – Segunda-Feira
Palestrantes: Filipa Cruz (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto); Diego Alves Marques - SP (IA – UNICAMP); Cassio Viana (UnB).
Mediação: Tatiana Schunck
A mesa pretende abrir uma reflexão acerca do “campo” que se abre quando uma pesquisa é realizada como arte, além da reflexão sobre os diferentes territórios que a escrita pode instaurar e comunicar ao se configurar como uma ação artística na pesquisa acadêmica. Qual é o campo que se abre quando a pesquisa é arte? Qual é o seu campo de pesquisa? O que você faz em seu campo de pesquisa? O que esse campo de pesquisa faz com você? Com esse campo (em) aberto, em função de se articular práticas de escuta e de escrita na pesquisa, como promover uma escrita artística que se situe desde a consciência de que essa escrita é produzida como um reflexo de uma práxis, mas, sobretudo, ela é uma expansão dessa prática?
Mesa 03 – Masculinidades em Cena: Performatividades em jogo, rupturas e utopias
26 de fevereiro de 2026- Sexta-Feira
Palestrantes: Adão Freire Monteiro (IFS); Luciano Correa Tavares (UFRGS); Valeska Maria Zanello de Loyola (UNB); Rubia Romani (Curitiba)
Mediação: Chavannes Procópio Péclat (UNICAMP)
O tema aborda as interseções entre os dispositivos de gênero, as performatividades e as contribuições das Artes da Cena para os Estudos de Gênero, com foco nas masculinidades contemporâneas brasileiras. As Artes da Cena, enquanto espaço de experimentação estética e política, permitem explorar as normatividades de gênero que estruturam a sociedade e criar rupturas que desestabilizam discursos hegemônicos. Performances, teatro e dança têm se revelado potentes para questionar estereótipos masculinos, ampliar possibilidades de subjetivação e fomentar utopias de um futuro mais inclusivo e plural. A proposta é explorar como os dispositivos de gênero são performados, problematizados e ressignificados nas práticas cênicas brasileiras. A discussão abordará questões como: De que maneira a arte de cena pode revelar e tensionar os limites entre masculinidades normativas e dissidentes? Quais estratégias estéticas e narrativas permitem imaginar outras formas de ser e habitar o gênero? E, por fim, como esses processos cênicos podem contribuir para uma reflexão mais ampla sobre masculinidades no contexto social e cultural do Brasil contemporâneo?
Mesa 04 – Teatralidade e Performatividade: duas faces da mesma moeda?
27 de fevereiro de 2026 – Quinta-Feira
Palestrantes: Anna Bogdanowicz (Polônia); Tatiana Mota Lima (UniRio), Verônica Fabrini (UNICAMP)
Mediação: Raquel Scotti Hirson (UNICAMP)
​
Ferál, apesar de verificar formações diferenciadas no modo de operar o fazer do teatro e da performance, não coloca a teatralidade e performatividade como simples opostos, mas como complementares em um espaço de tensão entre ação e representação, real e ficção, simbólico e infrassimbólico. Em toda ação cênica, há teatralidade e performatividade de modo inexorável. Como pensar essa questão nos trabalhos e processos artísticos e/ou pedagógicos?
​

para Inscrever-se no Simpósio
1. Acesse https://www.even3.com.br/simposiolume2026-642572/
e siga as instruções de inscrição
Inscrever-se SEM apresentação de Trabalho
Inscrições até 26/02/2026
Valor: R$ 100,00
Para aqueles que pretendem pleitear cotas sociais de qualquer ordem ou são pessoas com deficiência, favor preencher o formulário
Inscrever-se COM apresentação de Trabalho
Inscrições até 11/01/2026
Valores: R$ 160,00 (presencial)
R$ 200,00 (online
Participação nas palestras e debates + apresentação de comunicação
Observação Importante: Para se inscrever nessa modalidade você deve acessar os site abaixo e nele inscrever um resumo para apreciação. Para isso você DEVE REALIZAR A INSCRIÇÃO E O PAGAMENTO NO EVENTO. Caso o resumo não seja aceito devolveremos o valor da inscrição via depósito bancário indicado pelo proponente.
Para aqueles que pretendem pleitear cotas sociais de qualquer ordem ou são pessoas com deficiência, favor preencher o formulário

-
Após o evento você receberá seu certificado por e-mail.
-
Se não receber o certificado em até 15 dias após o encerramento do evento acesse https://www.even3.com.br/simposiolume2026-642572/
-
na barra escura onde se lê "XV Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas" ao lado direito escolha "Área do Participante". Se já estiver assim, deixe como está,
-
Na barra lateral esquerda escolha "Certificados" e siga as instruções para download.
Emissão de Certificados


Programação das Comunicacões 2026
XV Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Sessões de Comunicação
Formato Híbrido
Horário: 09:00 às 12:30hs
​
Para saber a data e horário de sua apresentação acesse
https://www.even3.com.br/simposiolume2026-642572/
Faça Login e clique em Apresentação de Trabalhos
​
Um PDF será disponibilizado aqui!
​​
​






























