Sobre a Jornada
A Jornada Internacional Atuação e Presença acontece de forma contínua desde 2010 na sede do LUME – UNICAMP e aglutina vários eventos práticos e teóricos organizados pelo núcleo no mês de fevereiro a saber: o Simpósio Internacional Reflexões da Cena Contemporânea, os Cursos de Fevereiro e o Terra LUME. Portanto, o mês de fevereiro é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais. Vale ressaltar que um dos procedimentos de praxe da equipe de atores-pesquisadores do LUME - desde sua criação em 1985 - é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados.
A agenda busca contemplar alguns temas, em certa medida, recorrentes ao debate contemporâneo da comunidade artística, mas que podem ser problematizados num formato dinâmico de interfaces de reflexão. De fato, esse nos parece o caminho mais eficiente no esforço de construir um campo verdadeiramente potente de atualização do debate sobre as artes da cena e performativas: posicionar tais temas não como eixos de discussão autônomos, mas como núcleos móveis de provocações que se atravessam, se ultrapassam e desdobram a experiência do encontro físico em si.
Nesse sentido, a qualidade de acesso ao encontro torna-se ponto fundamental. Nas primeiras edições, acreditávamos que o recorte de público seria especializado, mais restrito aos profissionais das artes do corpo ou das artes em geral. Hoje, sabemos que o simpósio é a oportunidade de organizar um plano muito mais potente de produção de saberes para além das estratificações pensadas nos planejamentos originais, posto que os debates movimentam campos de interesse diversos em torno das questões de criação. Portanto, estendemos nosso encontro não apenas aos docentes e discentes da UNICAMP, instituição sede, e aos pesquisadores em geral; mas, a toda comunidade de criadores e artistas indistintamente.
Abriremos, ainda, a possibilidade de apresentação de trabalhos (comunicações orais) de pesquisa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate.
Sobre o Simpósio
Coordenação Geral
Dr. Renato Ferracini (LUME – UNICAMP / PPG Artes da Cena - UNICAMP)
Promoção Institucional
LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP
Programa de Pós Graduação em Artes da Cena – PPG Artes da Cena – IA - UNICAMP
Comissão de Organização
Dr. Renato Ferracini, Dra. Ana Cristina Colla, Dra. Raquel Scotti Hirson
Conselho Consultivo
Dra. Ana Cristina Colla
Dra. Melissa dos Santos Lopes
Dra. Raquel Scotti Hirson
Dra. Patrícia Leonardelli
Comitê Assessor Artístico e Científico Internacional
Dra. Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)
Dra. Ana Maria Rodriguez Costas (DACO - UNICAMP)
Dr. Cassiano Sidow Quilici (DAC - UNICAMP)
Dr. Matteo Bonfitto (DAC - UNICAMP)
Dra. Melissa dos Santos Lopes (UFRN)
Dr. Paulo Felipe Monteiro (Univerisidade Nova de Lisboa - Portugal)
Dra. Patrícia Leonardelli (UFRGS)
Dr. Patrick George Warburton Campbell (Universidade de Manchester - Inglaterra)
Dra. Christel Stalpaert (Universidade de Ghent - Bélgica)
Dra. Raquel Scotti Hirson (LUME - UNICAMP)
Dr. Renato Ferracini (LUME - UNICAMP)
Dra. Verônica Fabrini (PPGADC - UNICAMP)
Projeto Gráfico
Arthur Amaral
Registro Audiovisual e Transmissão Online
Alessandro Poeta Soave
Fomento à Pesquisa 2025
FAPESP, CAPES e FAEPEX - UNICAMP
Palestras e Debates
As palestras e debates do simpósio acontecem no período da tarde – entre 14:30 e 18:30. Tem como ponto aglutinador a reflexão cênica contemporânea: a partir dessa questão ampla e central, geram-se temas diários de relevância para o discussão cênica na atualidade com o intuito de balizar e problematizar o debate a partir do foco escolhido.
A mesa de debates composta por dois ou três pesquisadores/artistas convidados e um pesquisador/artista mediador. Cada convidado tem de 20 a 30 minutos para expor suas reflexões sobre o tema proposto. Após e exposição o mediador faz uma pergunta comum para todos. Depois de responderem, abre-se para um debate com o público presente. Cabe ressaltar que essa formatação é apenas uma proposição. Sugere-se ao mediador, para além de apenas se atentar a organização temporal, ser proativo no sentido de propor, se desejar, outras formas, dinâmicas e transgressões.
Para o ano de 2025 as mesas serão realizadas de forma presencial e serão transmitidas ao vivo pelo youtube.
Comunicações
Receberemos inscrições de resumos para comunicação para os temas vinculados aos dias de discussão, e também temas livres, a saber:
-
Criando espaços de intimidades: a arte rompendo fronteiras
-
Especificidades do território artístico no contexto da pesquisa acadêmica
-
Pedagogias Insubordinadas
-
LUME: 4 décadas de utopias e heterotopias
-
Outros Temas
Os resumos serão avaliados pelo conselho consultivo e aqueles aprovados serão divididos por assuntos comuns dentro das temáticas de cada um. As apresentações serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2025 no formato presencial ou online para aqueles que optarem por essa modalidade. As comunicações serão realizadas no período matutino, das 09:00 as 12:30, em grupos presenciais ou on-line mediados pelos próprios membros.
Pretende-se que as inscrições para as comunicações estejam disponíveis on-line em setembro, com seleção e divulgação dos aprovados previstos para janeiro.
Para participação no Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas o pesquisador deverá submeter sua proposta conforme as normas definidas disponíveis no momento da inscrição. É permitida a submissão de mais de um trabalho individual ou em grupo pagando somente uma inscrição. Somente os trabalhos inéditos, submetidos dentro do prazo e de acordo com as regras de formatação serão apreciados.
As apresentações de trabalho ocorrerão nos seguintes formatos:
a) Comunicação oral (15 minutos);
b) Comunicação Performativa (15 minutos)
As comunicações aprovadas serão divulgadas por email e estarão organizadas em salas a partir de meados de janeiro em sua área no Even3.
Programação Geral PREVISTA 2025
Data do evento: 17 a 21 de fevereiro de 2025
Conferência de Abertura: 17 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Mesas de Debates: 18, 19, 20 e 21 de fevereiro das 14:30hs às 18:00hs
Local: Auditório do Instituto de Artes - UNICAMP
Comunicações: 19 e 20 de fevereiro (presencial); 21 de fevereiro (online) das 9:00 às 12:30hs
Local: Salas do Pavilhão Básico - UNICAMP
Abertura: Poética e Treinamento do Grupo Labirion Officine Transversali
17 de fevereiro de 2025 – Segunda-Feira
O Labirion Officine Trasversali é um centro de Pesquisa, Formação e Produção Teatral com sede em Roma – Itália, fundado e dirigido por Valerio Leoni (diretor, dramaturgo e formador) e Sofia Guidi (atriz, diretora e formadora). O trabalho da companhia desenvolve-se na fronteira entre o teatro físico e o teatro minimalista com incursões nas Artes de Rua e em ações poéticas proporcionadas pelas novas tecnologias, especialmente no domínio das artes visuais digitais. Na abertura do simpósio, os fundadores do centro de pesquisa realizarão uma demonstração prática dos processos, poéticas e treinamento do grupo.
Mediação: Ricardo Puccetti (LUME – UNIACAMP)
Mesa 01 – Criando espaços de intimidades: a arte rompendo fronteiras
18 de fevereiro de 2025 - Terça-Feira
Palestrantes: Jorge Lopes Ramos (Universidade de Greenwich - Inglaterra), Tania El Khoury (Center for Human Rights & the Arts – EUA) e Elton Panamby (UERJ)
Mediação: Ana Cristina Colla (LUME - UNICAMP)
O intuito dessa mesa é colocar em foco experiências interativas que utilizam a performance, o jogo e/ou a tecnologia em seus modos de acionamento. Cultivando estratégias de contato que prezam pela interatividade, intimidade e conexão, convocando o público para dentro da obra, como cocriador de sentidos.
Mesa 02 – Especificidades do território artístico no contexto da pesquisa acadêmica
19 de fevereiro de 2025 – Quarta-Feira
Palestrantes: Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias (Universidade de Lisboa – Portugal), Angela María Chaverra Brand (Universidade de Antióquia – Colombia) e Bya Braga (UFMG)
Mediação: Renato Ferracini (LUME - UNICAMP)
A pesquisa artística apresenta muitos problemas específicos. Um deles – apenas um já imenso! - é o borramento entre a experiência desse acontecimento poético e o pensamento conceitual. No contexto acadêmico temos a real necessidade de aliança entre esses planos e ao mesmo tempo, de forma contraditória, a convivência com a impossibilidade de sua fusão ou síntese. A aliança entre o pensamento conceitual e o acontecimento estético não deveria ser da ordem do PENSAR SOBRE (a arte), mas deve estar no plano do PENSAR COM (a arte). A ideia do PENSAR SOBRE pode nos levar à imagem equivocada do pensamento conceitual ser o aval do acontecimento estético ou, pior, sua suposta tradução conceitual. Estamos capturados aqui em uma área compartimentalizada na qual o conceito produz pensamento e a arte produz criação. Já no PENSAR COM, afirma-se o caráter criativo de ambos os planos e garante o modo de pensamento autônomo que cada superfície possui. Ambos são criativos, ambos são pensamentos! Como essa especificidade do território artístico pode promover uma ampliação do que se entende por pesquisa no âmbito acadêmico no presente e no futuro?
Mesa 03 – Pedagogias Insubordinadas
20 de fevereiro de 2025 – Quinta-Feira
Palestrantes: Fernando Villar (UnB), Thaise Nardim (UFT), Denise Pereira Rachel (UNESP)
Mediação: Raquel Scotti Hirson (LUME – UNICAMP)
Criar instabilidades. Abrir espaço para práticas de desobediências criativas. Descontruir padrões. Modos de resistir e agir. Afetar e ser afetado. Questionar. Provocar. Compor com afeto. Dançar com as incertezas. A mesa propõe o encontro entre pesquisadores interessados em pensar e produzir processos pedagógicos que provoquem fissuras em saberes estabelecidos e hierarquizados e seus modos de composição e aprisionamento. Artistas que em suas experimentações assumem o risco e a incerteza como premissas, promovendo/ experimentando/pluralizando práticas de liberdade.
Mesa 04 – LUME: 4 décadas de utopias e heterotopias
21 de fevereiro de 2025- Sexta-Feira
Palestrantes: Alice Possani (UNICAMP), Melissa Lopes dos Santos (UFRN), Adriane Gomes (UEL) e Janko Navarro (Universidade da Costa Rica)
Mediação: Carlos Roberto Simioni (LUME - UNICAMP)
No ano de 2025 o LUME completa 40 anos de idade, pesquisa e criação! 40 anos de suor, 40 anos de tatear, 40 anos de surpresas, 40 anos de quero mais, 40 anos de saberes e não saberes, 40 anos de busca, 40 anos de construção diária, 40 anos de mais um ano, 40 anos de coletividades singulares, 40 anos de singularidades coletivas, 40 anos de um dia de cada vez, 40 anos de sonhos, 40 anos de história para mais futuro, 40 anos de ir sendo, e para isso convida artistas professores que atuam em 4 importantes universidades para dizer da influência hoje, do LUME, na pedagogia e pesquisa artística da arte presencial.
para Inscrever-se no Simpósio
1. Acesse https://www.even3.com.br/simposiolume2025
e siga as instruções de inscrição
Inscrever-se SEM apresentação de Trabalho
Inscrições até 19/02/2025
Inscrição R$ 80,00 + taxas
Para aqueles que pretendem pleitear cotas sociais de qualquer ordem ou são pessoas com deficiência, favor preencher o formulário
Inscrever-se COM apresentação de Trabalho
Inscrições até 12/01/2025
Inscrição: R$ 160,00 + taxas
Participação nas palestras e debates + apresentação de comunicação
Observação Importante: Para se inscrever nessa modalidade você deve acessar os site abaixo e nele inscrever um resumo para apreciação. Para isso você DEVE REALIZAR A INSCRIÇÃO E O PAGAMENTO NO EVENTO. Caso o resumo não seja aceito devolveremos o valor da inscrição via depósito bancário indicado pelo proponente.
- Acesse https://www.even3.com.br/simposiolume2025 e siga as instruções de inscrição
Para aqueles que pretendem pleitear cotas sociais de qualquer ordem ou são pessoas com deficiência, favor preencher o formulário
-
Após o evento você receberá seu certificado por e-mail.
-
Se não receber o certificado em até 15 dias após o encerramento do evento acesse https://www.even3.com.br/simposiolume2025
-
na barra escura onde se lê "X Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas" ao lado direito escolha "Área do Participante". Se já estiver assim, deixe como está,
-
Na barra lateral esquerda escolha "Certificados" e siga as instruções para download.
Emissão de Certificados
Programação das Comunicacões 2025
XIV Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Sessões de Comunicação
Formato Híbrido
Horário: 09:00 às 12:30hs
Para saber a data e horário de sua apresentação acesse
https://www.even3.com.br/simposiolume2025
Faça Login e clique em Apresentação de Trabalhos
Um PDF será disponibilizado aqui!