top of page

Programação realizada no XI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas

Todas as mesas foram realizadas das 14:00 às 18:00 de forma on-line

Materialidade na poética cênica

Dia 15/02/2022 das 14:00 às 18:00

As noções de resistência, fronteira e materialidade do corpo, que segundo Carlson promovem a tríade conceitual de performance, não suportam um dualismo simplista seja como estrutura versus resistência, materialidade versus linguagem ou semântica versus referência. A materialidade da obra tomada como fricção da matéria visual bruta posicionada contra a realidade que a acolhe, não seria também um fenômeno hermenêutico? Não há, mesmo nessa relação performativa focada na materialidade, uma certa leitura interpretativa possível que faria reconhecer justamente a oscilação crítica a uma realidade empírica?

 

Ações a Partir da Pandemia

Dia 16/02/2022 das 14:00 às 18:00

A pandemia nos trouxe a reclusão, mas também possibilidades de criar ações a partir de outros meios de expressão, gerando territórios poéticos desconhecidos e inovadores. A mesa debaterá esse estado de coisas atuais no qual os meios de expressão pandêmica extrapolam o próprio conceito de dança, teatro e performance.

 

Quem é você hoje, Dramaturgia?

Dia 17/02/2022 das 14:00 às 18:00

Dramaturgia do Corpo, Dramaturgia da Luz, Dramaturgia da Cena, Dramaturgia do Espaço, Dramaturgia Sonora e até mesmo, Dramaturgia do Texto. Quantas dramaturgias possui a cena hoje? Afinal, o que é e quem é você nos tempos de hoje, senhora tão amada dramaturgia? Nesse dia também faremos uma homenagem ao ator, diretor, dramaturgo e amigo Norberto Presta por seus 50 anos de dedicação à arte da cena no mundo.

 

Ecoperformance

Dia 18/02/2022 das 14:00 às 18:00

O conceito de ecoperformance foi cunhado pela coreógrafa brasileira Maura Baiocchi como parte da inauguração de um novo ciclo de trabalhos da Taanteatro Companhia. Segundo palavras da Taanteatro a Ecoperformance entende o ambiente e o corpo como dimensões inseparáveis da criação performativa. Em uma ecoperformance, o ambiente constitui um jogo vivo e interativo de presenças e forças onde o artista não é o agente central, mas um dos componentes da performance. A mesa debaterá esse conceito e suas práticas além de suas ações de impacto político, tão necessário em nosso tempo.

Captura de Tela 2023-01-24 às 15.48.43.png
bottom of page