JOrnada Internacional Atuação e Presença
Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas

X Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas de 23 a 26 de Fevereiro de 2021
Evento on-line
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Sobre a Jornada
A Jornada Internacional Atuação e Presença acontece de forma contínua desde 2010 na sede do LUME – UNICAMP e aglutina vários eventos práticos e teóricos organizados pelo núcleo no mês de fevereiro a saber: o Simpósio Internacional Reflexões da Cena Contemporânea, os Cursos de Fevereiro e o Terra LUME. Portanto, o mês de fevereiro é dedicado ao fortalecimento de práticas de formação e contaminação entre os atore-pesquisadores e suas pesquisas desenvolvidas no LUME com outros artistas e pesquisadores nacionais e internacionais na área das artes presenciais. Vale ressaltar que um dos procedimentos de praxe da equipe de atores-pesquisadores do LUME - desde sua criação em 1985 - é o confronto dos resultados de suas pesquisas práticas e teóricas com núcleos, artistas e grupos de investigação das artes presenciais do Brasil e do exterior, sejam eles vinculados à academia ou não, mas que representam diferentes caminhos de se trabalhar o atuador, todos com comprovada competência no que diz respeito ao rigor de suas pesquisas e à relevância de seus resultados.
A presente edição de nosso Simpósio deseja dar continuidade e ampliar o debate iniciado nos encontros anteriores, intensificando o aporte sobre as questões que emergiram de forma mais potente nas três últimas experiências. Pensamos que essa intensificação não se dá somente pelo mergulho de aprofundamento dos temas não esgotados em discussão, mas pela difusão ampliada da participação do público e por um recorte mais plural dos assuntos das mesas, bem como pela inclusão de espaços de reflexão sobre possíveis novas formas de se documentar a criação (como nas demonstrações práticas de trabalho).
A agenda busca contemplar alguns temas, em certa medida, recorrentes ao debate contemporâneo da comunidade artística, mas que podem ser problematizados num formato dinâmico de interfaces de reflexão. De fato, esse nos parece o caminho mais eficiente no esforço de construir um campo verdadeiramente potente de atualização do debate sobre as artes performativas: posicionar tais temas não como eixos de discussão autônomos, mas como núcleos móveis de provocações que se atravessam, se ultrapassam e desdobram a experiência do encontro físico em si.
Nesse sentido, a qualidade de acesso ao encontro torna-se ponto fundamental. Nas primeiras edições, acreditávamos que o recorte de público seria especializado, mais restrito aos profissionais das artes do corpo ou das artes em geral. Hoje, sabemos que o simpósio é a oportunidade de organizar um plano muito mais potente de produção de saberes para além das estratificações pensadas nos planejamentos originais, posto que os debates movimentam campos de interesse diversos em torno das questões de criação. Portanto, estendemos nosso encontro não apenas aos docentes e discentes da UNICAMP, instituição sede, e aos pesquisadores em geral; mas, a toda comunidade de criadores indistintamente.
Abriremos, ainda, a possibilidade de apresentação de trabalhos (comunicações orais) de pesquisa de mestrandos, doutorandos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir dos temas diretamente vinculados aos dias de debate.



Sobre o Simpósio
Palestras e Debates
As palestras e debates do simpósio acontecem no período da tarde – entre 14:00 e 18:00. Tem como ponto aglutinador a reflexão cênica contemporânea: a partir dessa questão ampla e central, geram-se temas diários de relevância para o discussão cênica na atualidade com o intuito de balizar e problematizar o debate a partir do foco escolhido.
A mesa de debates composta por dois ou três pesquisadores/artistas convidados e um pesquisador/artista mediador. Cada convidado tem de 30 a 40 minutos para expor suas reflexões sobre o tema proposto. Após e exposição o mediador faz uma pergunta comum para todos. Depois de responderem, abre-se para um debate com o público presente. Cabe ressaltar que essa formatação é apenas uma proposição. Sugere-se ao mediador, para além de apenas se atentar a organização temporal, ser proativo no sentido de propor, se desejar, outras formas, dinâmicas e transgressões.
Para o ano de 2021 as mesas serão realizadas de forma 0n-line.



Comunicações
Receberemos inscrições de resumos para comunicação para os temas vinculados aos dias de discussão, e também temas livres, a saber:
1) Autobiografias e Autoficções
2) Palhaços e Palhaças
3) Presença existe. Presença não existe.
4) Grupos e Coletivos: sobrevivência na pandemia e no contexto político atual
5) Outros temas
Os resumos serão avaliados pelo conselho consultivo e aqueles aprovados serão divididos por assuntos comuns dentro das temáticas de cada um. As apresentações serão realizadas nos dias 23, 25 e 26 de Fevereiro de 2021 no período matutino das 09:30 as 13:00 em grupos on-line mediados pelos próprios membros.
Pretende-se que as inscrições para as comunicações estejam disponíveis on-line em novembro, com seleção e divulgação dos aprovados previstos para janeiro.
Para participação no Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas o pesquisador deverá submeter sua proposta conforme as normas abaixo definidas. Cada pesquisador tem direito a submeter somente um trabalho à aceitação da Comissão Avaliadora, destinada para este fim. Somente os trabalhos inéditos, submetidos dentro do prazo e de acordo com as regras de formatação abaixo descritas serão apreciados.
As apresentações de trabalho ocorrerão nos seguintes formatos:
a) Comunicação oral (15 minutos);
b) Comunicação Performativa (15 minutos)
As comunicações serão realizadas de forma on-line em datas e horários que podem ser vistos a partir de janeiro em https://www.even3.com.br/simposiolume2021.
Programação Geral 2021
Todas as mesas serão realizadas das 14:00 às 18:00 de forma on-line
Para se inscrever https://www.even3.com.br/simposiolume2021
Mesa 01 - Autobiografias e Autoficções
23 de fevereiro de 2021
Essa mesa pretende discutir conceitos e partilhar processos que tangenciam questões biográficas no contexto das criações cênicas e refletir sobre as maneiras em que elas são abordadas e nomeadas. Em que esses processos específicos instigam a criação artística?
Convidados: Janaina Leite (USP), Emilio Garcia Wehbi (Argentina) e da Coraci Ruiz (UNICAMP - Laboratório Cisco)
Mediação: Ana Cristina Colla e Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro - UNICAMP)
Mesa 02 - Palhaças e Palhaços
24 de fevereiro de 2021
Uma mesa que tratará da maestria da arte do encontro e do diálogo: palhaças e palhaços que, a partir do reconhecimento e da dilatação de sua pessoalidade, inventam um território coletivo onde tudo é possível e onde cabem todas as diferenças, contextos, culturas. Com seu corpo que brinca e suas possibilidades infinitas, este ser é construtor de pontes entre identidades singulares.
Convidados: Barnaby King (UK/EUA/Colombia), Darina Robles (México), João Carlos Artigos (Brasil) e Priscila Jácomo (Brasil)
Mediação - Naomi Silman e Ricardo Puccetti (LUME Teatro - UNICAMP)
Mesa 03 - Presença existe. Presença não existe
25 de fevereiro de 2021
Em 2016 houve um debate na ABRACE com pensadores das artes presenciais que defendiam pontos de vista opostos. Opostos? O objetivo dessa mesa é a continuação desse debate iniciado para verticalização de suas ideias e pontos de vista sobre o conceito de presença. Presença existe?
Convidados: Charles Feitosa (UNIRIO) e Renato Ferracini (LUME Teatro - UNICAMP)
Mediação: Stephan Baumgartel (UDESC)
Mesa 04 - Grupos e Coletivos: sobrevivência na pandemia e no contexto político atual
26 de fevereiro de 2021
A pandemia, a perspectiva sombria da pós-pandemia e o contexto político de desmonte da cultura e das artes trouxeram novos grandes desafios para coletivos e grupos. Como sobreviver? Como continuar produzindo? Como resistir?
Grupos: Barca dos Corações Partidos (Rio de Janeiro), Barracão Teatro (Campinas), Clowns de Shakespeare (Natal) e Cabaret Capricho (México)
Mediação: Renato Ferracini (LUME)
para Inscrever-se no Simpósio
-
Siga as instruções de inscrição
Inscrever-se SEM apresentação de Trabalho
Inscrições até 25/02/2021
R$ 50,00
Somente participação nas palestras e debates no formato on-line
PRORROGADAS!
Inscrever-se COM apresentação de Trabalho
Pagamento/Confirmação até 10/01/2021
R$ 100,00
Participação nas palestras e debates no fomato on-line + apresentação de comunicação no formato on-line
Observação Importante: Para se inscrever nessa modalidade vc deve seguir os passos abaixo e submeter um resumo para apreciação. Para isso você DEVE REALIZAR A INSCRIÇÃO E O PAGAMENTO NO EVENTO. Caso o resumo não seja aceito devolveremos o valor da inscrição via depósito bancário indicado pelo proponente.
-
-
Siga as instruções de inscrição
-
Após o evento acesse o site
-
na barra escura onde se lê "X Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas" ao lado direito escolha "Área do Participante". Se já estiver assim, deixe como está,
-
na barra lateral esquerda escolha "Certificados",
-
clique no botão de download ao lado de seu certificado para salvar em seu computador
Emissão de Certificados

Programação das Comunicacões 2021
X Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas
Sessões de Comunicação
Formato On-Line
Horário: 09:30 às 13:00hs
Para saber a data e horário de sua apresentação acesse
https://www.even3.com.br/simposiolume2021
Faça Login e clique em Apresentação de Trabalhos